http://esportes.terra.com.br/panamericano2007/interna/0,,OI1475363-EI8336,00.html
No tiro com arco moderno são utilizados principalmente dois tipos de arco: o recurvo e o composto, ficando de fora arcos do tipo longbow.
Arco Recurvo
É o único tipo de arco permitido nos Jogos Olímpicos. Basicamente um arco recurvo é composto por lâminas, punho e corda. Adicionalmente são costumeiramente acrescentados outros componentes, como mira, estabilizadores, e outros.
O seu princípio de funcionamento baseia-se na acumu
lação
de energia nas lâminas do arco, que são peças acopladas ao punho (local onde se segura o arco). Essas peças são feitas de madeira laminada ou materiais sintéticos, dentre os quais se destacam os compostos de carbono.
Arco Composto
O arco composto foi desenvolvido a partir dos anos 70 com a finalidade de alcançar maiores potências de tiro com menor esforço. O arco composto p
ossui um sistema de roldanas elípticas, que aumentam a quantidade de energia armazenada pelo arco, permitindo ao arqueiro reduzir a força que emprega enquanto tensiona o arco. Dessa forma, um arqueiro alcança facilmente maiores potên
cias de tiro, a partir de 60 libras, o que torna o uso deste equipamento muito popular não
só em competições, como também na caça esportiva de animais de grande porte.
A corda do arco, feita de kevlar e de outros materiais s
intéticos de elevada resistência e durabilidade, deve ser esticada pelos três dedos centrais, com ambos os braços em linha recta, até encostar no queixo. Só depois de conseguir fazer naturalmente este movimento, sem esforço exagerado
, é que o candidato a arqueiro começa a praticar com flechas
O tiro com arco põe à prova as qualidades de precisão, força e concentração. O desporto está aberto aos atletas com deficiência motora (incluindo lesões da medula espinal, paralisia cerebral, amputados e «les autres») nas três classes funcionais. A competição pode ser individual e por equipas, em pé ou em cadeira de rodas. Os arqueiros atiram a um alvo, com dez zonas de pontuação diferentes, a partir de uma distância definida. O órgão regulador é o IPC através do International Paralympic Archery Committee, que segue as regras da FITA (o órgão regulador internacional do tiro com arco praticado por pessoas sem deficiência) com algumas pequenas alterações, conforme especificado no livro de regras de tiro com arco do IPC. Actualmente, a modalidade é praticada em 37 países, mas o número continua a crescer. O tiro com arco faz parte das modalidades paralímpicas desde os primeiros Jogos Paralímpicos A competição é disputada nas variantes de singulares e equipas e dividida entre atiradores em pé e em cadeira de rodas.
O alvo tem 122cm de diâmetro, estando situado à distância de 70m.
O Tiro com Arco fez sua aparição como desporto de competição em Stoke Mandeville, em 1948.
http://www.paralimpicos2008.org.pt/m16-tiro-com-arco.html
3 comentários:
Oi Dandara!
Dando uma passadinha pelo seu novo Blog, achei bem interessante esta nova Postagem, apesar de eu conhecer um pouco, não tinha uma base de como era praticado o Tiro com Arco, e através dessa sua Postagem pude aprender e aprofundar os meus conhecimentos sobre ele.
Até mais, e continue postando coisas Legais, que além de serem divertidas, nos trazem conhecimentos. Bejinhos,
Calinka 1ºC
Ei Dandara
Lir o seu trabalho é achei muito interesante, em minha otinião esta otimo.Ah amei também as figuras ultilizadas inclusiver uma é meio humorista, ficou bacana, bom trabalho.
Beijos té mais.
Jéssica 1ºC
Hey Dandara..
Dei uma passadinha aqui para ver a sua nova postagem,achei muito enteressante.
ate mais...bejos
Juliana 1°C
Postar um comentário